WebCenter Sites – Primeiros Passos

Chega de falar de Content por enquanto, certo?🙂 Nos próximos posts, iremos falar sobre os outros produtos da suite WebCenter, começando com o WebCenter Sites.

No ano passado, a Oracle adquiriu uma empresa chamada Fatwire, que era líder de mercado em um segmento chamado WEM – Web Experience Management. O WEM é visto como a evolução do conceito de WCM (Web Content Management); ou seja, não estamos falando mais de criar sites e publicar conteúdo nas páginas, mas de gerenciar a experiência do usuário, criando interações únicas para cada usuário. O WEM, além de conter a parte de criação e publicação de conteúdo, também consegue segmentar usuários de acordo com o seu perfil ou navegação, e recomendar conteúdo de acordo com esta segmentação; ele também incentiva a interação do usuário, através de ratings, reviews, comentários, compartilhamento em redes sociais, etc. Se você quiser conhecer mais sobre esta solução, confira este seminário gravado, que traz uma visão geral e demonstração desta nova solução Oracle.

Depois da aquisição, os produtos da Fatwire passaram a fazer parte do portfolio do WebCenter, que já tinha foco em gestão de conteúdo, portais e WCM. Os produtos também foram renomeados, para se adequarem à nova família, e agora este conjunto de soluções passa a se chamar Oracle WebCenter Sites.

Em abril deste ano a Oracle lançou a versão 11g do WebCenter Sites, a primeira após o rebranding do produto para se adequar ao padrão Oracle. Esta versão traz diversas melhorias na interface visual, focando na produtividade dos contribuidores.

Agora vem a boa notícia: se você é um cliente ou parceiro Oracle, você pode baixar uma versão de testes desta ferramenta, chamada de JSK (Jump-Start Kit). O JSK é um ambiente com a ferramenta funcionando, e um site de exemplo, aonde podemos experientar a navegação como colaboradores.  Neste post iremos ver como fazer o download, instalar este JSK e navegar pelo site de exemplo que a ferramenta traz.

Disclaimer: Esta JSK só pode ser utilizada para testes e aprendizado. Este não é um ambiente preparado para produção, e não possui suporte técnico da Oracle. Antes de implementar um ambiente em produção, entre em contato com a Oracle para obter apoio técnico. Este ambiente está disponível apenas para clientes e parceiros Oracle, pois o download é disponibilizado como um patch pelo suporte técnico.

A JSK está disponível no site do Suporte, como um patch. Siga os passos abaixo para fazer o download:

1) Acesse o site do suporte, através do endereço https://support.oracle.com

2) Após fazer o login, clique na aba Patches & Updates:

image

3) Na tela de busca, clique em Product or Family (Advanced) e preencha os campos com as seguintes informações:

Product is: Oracle WebCenter Sites (obs: conforme você vai digitando ele encontra automaticamente)

Release is: Sites 11gR1

Platform is: Aqui você escolhe aonde vai instalar, no meu caso é Windows 32 bits

image

Clique em Search para executar a busca

4) O patch que procuramos se chama Oracle WebCenter Sites 11gR1 JumpStartKit:

image

5) Após o download, descompacte o arquivo zip. O arquivo que iremos instalar se chama JSK_Installer11.1.1.6.0.jar. Ele vem com um arquivo readme.txt que contém as instruções de instalação. Leia este arquivo antes de seguir com a instalação.

6) Antes de instalar o JSK, uma JDK 1.6 precisa estar instalada. Caso você não tenha a JDK 1.6, faça a instalação agora. Também é recomendado definir a variável de ambiente JAVA_HOME, uma vez que a JDK esteja instalada:

image

7) Para iniciar a instalação, digite java –jar JSK_Installer11.1.1.6.0.jar no prompt de comando, na pasta aonde está o arquivo JAR. No Windows, o instalador pode ser iniciado através de um duplo clique no arquivo:

image

8) Clique em Next para iniciar a configuração

9) Marque a última caixa de opção (ConfigureJSKAfterInstall) e clique em Next

10) Selecione o Application Server e a Porta que você irá usar (eu vou manter a porta padrão 8080)

11) Mantenha as demais opções com os valores padrão e clique em Next para iniciar a instalação (IMPORTANTE: não instale o Sites em uma pasta com espaços no nome, como c:\webcenter sites\etc. Use sempre um caminho de instalação sem espaços ou caracteres especiais, como ç, ã, é, etc.). O meu caminho de instalação está definido como c:\oracle\webcenter\sites\11gr1.

image

12) Quando a instalação terminar, clique em Next e em seguida em Done para encerrar o instalador

13) Na pasta aonde o Sites foi instalado, um arquivo Run.bat (ou Run.sh) está disponível para iniciar o ambiente. Execute este arquivo para abrir a JSK:

image

Clique no botão Start para iniciar o ambiente. A mensagem Started Application Server será exibida quando o servidor estiver no ar.

OBS: Os browsers recomendados para a UI de Contribuição são o IE 7,8,9, Firefox 10 ou superior, Google Chrome 14, Safari 5+. Consulte a matriz de certificação para mais detalhes.

14) Para acessar o Sites, clique no menu Launch –> Contributor UI (ou abra um browser e acesse http://localhost:8080/cs)

image

15) Os usuários disponíveis neste ambiente são demo/demo e fwadmin/xceladmin. Vamos iniciar nossa navegação logando como o usuário contribuidor (demo/demo):

image

O Sites exibe uma lista com os sites que o usuário tem permissão de acesso. Selecione o site avisports. Em seguida será exibida a lista com os aplicativos que o usuário tem acesso. Para o usuário demo, a única aplicação é o Contributor. Se você fizer login como fwadmin, ele irá mostrar mais opções.

image

Clique no ícone do Contributor para acessar o ambiente de contribuição. Vamos dar uma olhada rápida na interface de Contribuição:

image

Para vermos como está o nosso site, expanda a pasta Placed Pages e clique duas vezes em Home:

image

A página será aberta na interface do Contribuidor. Para visualizarmos como usuário final, clique no menu View –> Preview in New Window:

image

Aproveite para navegar no site e conhecer as áreas que ele apresenta.

Para este artigo não ficar muito grande, vamos parar por aqui. No próximo post iremos ver como gerenciar este site, criando e editando novas páginas e artigos. Não perca!!

[]’s

This entry was posted in WebCenter Sites and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s